Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Filosofia - Freie Universitat Berlin (1993). Realizou pós-doutorado na Universidade de Connecticut (2003) e na Universidade de Oxford (2006/2007). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde integra como membro efetivo o programa de pós-graduação em filosofia e o programa interinstitucional e interdisciplinar de pós-graduação em Bioética, ética aplicada e saúde coletiva. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia Política e Filosofia da Mente. Coordena o NEA (Núcleo de Ética Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ); o grupo de pesquisa em Direitos Básicos, Justiça Social e Políticas Públicas (CNPq); o grupo de pesquisa Nós: dissidências feministas (CNPq); o grupo de pesquisa Perspectiva dos Funcionamentos: teoria e prática (CNPq) e o projeto de extensão Núcleo de Inclusão Social (NIS). Foi contemplada pelo edital da FAPERJ Cientista do Nosso Estado em 2010 e 2014.

Coordenadora - https://www.mariaclaradias.info/

     Graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), graduação em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: bioética clínica, Tomada de Decisão em Fim de vida, Teoria dos Funcionamentos de DIAS, Bioética Animal, Teorias de Justiça Distributiva.

     Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), Especialização Lato Senso em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Residencia Médica em Psiquiatria pelo Ministério da Saúde/Colônia Juliano Moreira/ RJ (1992), Mestrado em Ciências da Saúde pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Médico psiquiatra da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, lotado na Policlínica Antonio Ribeiro Netto e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotado na Coordenação de Politicas de Saúde do Trabalhador, onde exerce a função de Chefe da Seção de Educação e Promoção de Saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: história das ciências, história da psiquiatria, saúde mental & trabalho e álcool, tabaco e outras drogas.

     Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é médica do ambulatório de cardiopatias valvares do Hospital Federal de Bonsucesso, médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora titular da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente em cardiologia clínica. É também formada em Letras - literaturas de língua inglesa - pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente desenvolvendo pesquisa na área de educação médica, com ênfase na interação entre arte e medicina. Pós-doutorado em curso pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro em Literatura Comparada.

    Mestranda no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), associação entre as universidades UFRJ, UERJ, FIOCRUZ e UFF. Possui graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2009). Trabalhou durante 3 anos como pesquisadora de conteúdo da Empresa Municipal de Multimeios - MultiRio. Possui especialização em meio ambiente pelo MBE, pós-graduação executiva em meio ambiente da Coppe/UFRJ (2015) e está cursando Licenciatura em Cinema na Universidade Federal Fluminense.

     Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública / Fundação Oswaldo Cruz (1998) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública / Fundação Oswaldo Cruz (2003). Fez pós-doutorado na Universidade Autônoma Metropolitana ? Xochimilco, no México, com bolsa da CAPES, desenvolvendo o projeto de pesquisa "Justiça como praxis, capacidades humanas e saúde. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Saúde Coletiva, atuando principalmente na área de Bioética. Participa do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), desenvolvido em associação ampla com a UFF, UFRJ, UERJ e FIOCRUZ. Coordena, em parceria com a Prof. Maria Clara Dias (UFRJ), o grupo de pesquisa "Direitos Básicos, Justiça Social e Políticas Públicas" e, vinculado a esse grupo, coordena o grupo de pesquisa "Bioética, Justiça e Cuidado em Saúde".

http://www.uff.br/saudecoletiva/

     Professor Adjunto de Filosofia da Educação junto ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense e membro permanente do Programa de Pós-Graduacao em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) da Universidade Federal Fluminense e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na linha de pesquisa de Filosofia Prática. Possui doutorado em Filosofia pela UFRJ (período como pesquisador visitante no Center for Moral, Social and Political Theory da Australian National University - ANU), mestrado em Filosofia e graduações em Administração e Filosofia. Seus temas de interesse e pesquisa giram em torno do debate da Ética Aplicada, mais especialmente sobre o debate da ética ambiental, ética animal e questões de gênero. Coordena o Laboratório de Ética Ambiental (LEA), que desenvolve atividades na UFRJ e na UFF. O LEA é vinculado ao Núcleo de Ética Aplicada (NEA) coordenado pela profa. Maria Clara Dias, junto ao Programa de Pós Graduação em Filosofia da UFRJ. Enquanto pesquisador integra o Intersectional Research Collective (Gender and Sexuality) do Institute for Critical Animal Studies (ICAS). É pesquisador do Projeto de Extensão: Núcleo de Inclusão Social - NIS/UFRJ, onde desenvolve trabalhos em torno do tema da Ética Aplicada (direitos humanos, feminismos, teorias de gênero, éticas animal e ambiental), além de atuar como pesquisador no Antígona: Laboratório de Filosofia e Gênero (UFRJ) e no Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros DEGENERA (UERJ).

     Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplica e Saúde Coletiva (PPGBIOS / UFRJ), com de intercâmbio sanduíche na Universidade da Flórida - Levin College of Law (2016). Mestre em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (2004); advogada, com especialização em Direito Público, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Tem experiência como consultora jurídica e no magistério, nas áreas de Direito à Saúde, Sociologia Jurídica, Prática Jurídica, Criminologia e Direitos Humanos.

     É professora adjunta do Departamento de Saúde e Sociedade - Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS). Possui doutorado e Pós-doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), com doutorado sanduíche em Valência, Espanha - PDSE/CAPES (2015). Possui mestrado em Odontologia (Odontologia Social) pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atuou no Sistema Único de Saúde, na condição de estatutária da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, como odontóloga, na assistência. Integra alguns grupos de pesquisa, como: Direitos Básicos, Justiça Social e Políticas Públicas (CNPq); Nós: dissidências feministas (CNPq); e o projeto de extensão Núcleo de Inclusão Social (NIS). Áreas de interesse: saúde coletiva e formação em saúde; formação em odontologia; saúde bucal coletiva; ética e justiça social na formação e no trabalho em saúde, bioética e saúde pública, justiça social e educação universitária.

     Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (2000). Psicóloga formada pela UERJ (1993), Especialista em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz/1997), Pós-Graduada em Culturas Africanas e Afrobrasileiras (Atlântica Educacional/UCB/2007), contadora de histórias, membro fundadora do Grupo Karingana ua Karingana: Ouvindo e contando histórias africanas(2005). É Psicóloga da UFRJ desde 2008, atualmente na Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador/Seção de Educação e Promoção da Saúde/UFRJ(2010), onde coordena o Projeto Narrativas, Literatura e Saúde do Trabalhador, voltado para ações de cultura e saúde no ambiente de trabalho. Doutoranda do Programa EICOS - Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social/UFRJ. Membro do Grupo de Pesquisa LABMems - Laboratório de Memórias, territórios e Ocupações, rastros sensíveis, EICOS/UFRJ.

     Está cursando doutorado pelo Programa em Associação Ampla de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS, sob orientação da Professora Doutora Maria Clara Dias. É mestre em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS. Possui especialização em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social (IMS-UERJ). É formada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal Fluminense. Participou como bolsista da Bolsa de Iniciação científica do CNPq sob a orientação da Professora Doutora Rachel Soihet do projeto Feminismo ou Feminismos? Uma questão no Rio de Janeiro nos anos 1970/1980?. Tem experiência nas áreas de História e Bioética, com ênfase em feminismo(s), atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, inclusão social, justiça social, direitos básicos, história, bioética, feminismo(s), lesbianidade, gênero, história das mulheres, ética, ecofeminismo(s), direitos dos animais, animais não-humanos. Atuou como professora e coordenadora geral do projeto Pré-Vestibular Comunitário da UNIRIO no ano 2011. É integrante do Projeto de extensão NIS - Núcleo de Inclusão Social, coordenado pela Professora Maria Clara Dias em associação entre UFRJ e PPGBIOS desde 2012.

     Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. Prof. do Departamento de Ciência Política da UFRJ. Coordenador do grupo de pesquisa OTAL (Observatório do Trabalho na América Latina). Possui pós-Doutorado pela University of Florida Levin College of Law. É doutor e mestre em Ciência Política (antigo IUPERJ). Pós-graduação lato senso em História Contemporânea pela UFF. Bacharelado e licenciatura em História (UFRJ). Autor do livro: Brasil e Venezuela - histórico das relações trabalhistas de 1889 até Lula e Chávez. Rio de Janeiro: Achiamé, 2011

http://www.politica.ifcs.ufrj.br/

Please reload

corpo docente

@ 2018 por NIS | NÚCLEO DE INCLUSÃO SOCIAL | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO | UFRJ

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now